M. Night Shyamalan é o prestigiado diretor de incríveis filmes com finais “surpreendentes”. Responsável por famosos longas como O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000), a Vila (2004) e A Visita (2015), Shyamalan sua nova surpresa.
Baseado em princípios da psicologia, Split (Fragmentado), traz continuação de O Corpo Fechado com a história de um indivíduo com 23 (vinte e três) personalidades dentro de si, cada uma tentando controlar o corpo de Kevin. Em meio ao conflito, liderada por três identidades em específico, querendo libertar uma vigésima quarta, Kevin sequestra três adolescentes, que irão tentar escapar do cativeiro.
![]() |
Kevin como Hedwing, Patricia, Denis e Barry; |
AVISO DE SPOILERS
Kevin tem 23 personalidades lutando para ficar “a Luz” (sinônimo de posse do corpo). Um dia, uma dessas personalidades sequestra 3 adolescentes, que virão a servir para no despertar da 24ª personalidade, A Besta.
![]() |
M. Night Shyamalan; |
O trama de M. Night Shyamalan, apesar de trazer uma grande tensão, traz diversos aspectos a serem estudados pela psiquiatria. Apesar de improvável, diversos estudos e, até mesmo em operações policiais, a dupla personalidade é encontrada. Em casos mais remotos ainda, a alteração corporal. Apesar de muitos questionarem a vericidade dos fatos, Shyamalan fez uso de suas características para moldar o trama.
O longa é visivelmente barato, mas nem por isso deixa de explorar ao máximo seu conteúdo, do qual ele não foge. É extremamente fechado. Tudo que acontece, até as menores falas, são para acrescentar algo ao filme.
A direção e o roteiro são capazes de retomar a grande fama perdida do diretor. É intenso e muito bem escrito.
![]() |
Casey Cooke; |
Apesar de muito bem ambientado, ter um excelente trabalho por parte da equipe técnica, um dos fatores que mais chamam a atenção é a brilhante atuação por parte de James McAvoy.
McAvoy interpreta Kevin, juntamente com todas as suas demais personalidades. É incrível como reencarna cada um deles mantendo a seriedade e compostura de um ator e, ao mesmo tempo, de cada personalidade. De certa forma, sua atuação é assustadora, de forma positiva. Apesar de mais personalidades serem reveladas, as três principais trabalhadas no longa são as de Denis, um homem com toque compulsivo e que tem atração por adolescentes, Hedwing, uma criança com poucos anos, e Patricia, uma mulher que, juntamente com Dennis, acreditam na libertação da 24º personalidade, a Besta. Juntos esses três capturam três adolescentes para que elas sirvam de alimento para quando a Besta for desencadeada.
![]() |
Dra. Karen Fletcher; |
Anya Taylor-Joy interpreta Casey Cooke, uma jovem antissocial que é molestada pelo tio, e vive com ele desde os dez anos após a morte do pai. A jovem, também, possui um conhecimento significativo sobre a arte da caça, algo que seu pai lhe ensinou antes de vir a falecer. Apesar de Kevin ser o personagem de maior destaque, a jovem atriz também merece grande reconhecimento. Izzie Coffey interpreta a personagem com cinco anos.
![]() |
Marcia e Claire; |
Betty Buckley interpreta a Dra. Karen Fletcher, uma psicóloga que há muito tenta ajudar Kevin a controlar suas personalidades. Normalmente, conversa com Barry, uma personalidade que adora desenho e moda, porém, o vem notando um estranho comportamento em Kevin.
Haley Lu Richardson e Jessica Sula são, respectivamente, Claire Benoit e Marcia, colegas de Casey que também são sequestradas por Kevin.
Brad William Henke é John, o tio abusivo de Casey.
E fazendo uma ponta especial, Bruce Willis, como David Dunn.
CONCLUSÃO
O longa é sério, intenso e focado. Não perde tempo com histórias secundárias incapazes de trazer algo para o trama. A atuação é o principal motivador responsável por trazer ainda mais mérito ao nome de M. Night Shyamalan. Com certeza é um filme que o público precisa ver mais de uma vez para poder acompanhar todas suas minuciosidades.
8.5/10 ESTRELAS
- Orelha;
GOSTOU?! Então…
CURTA! COMENTE! COMPARTILHE!
Fragmentado é um belo prato cheio para os adeptos da psicologia, aborda uma temática intrigante de forma séria e embasada, que envolve num belo embrulho de presente um assunto pronto para ser debatido durante horas. Se tem uma coisa que eu não gosto nos filmes de terror atuais, são os screamers, e o que eu mais gosto é o terror psicológico. Gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos filme A Coisa Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.
ResponderExcluir